quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ESCOLHAS E VALORES


por Carlos Delano Rebouças

Livre como um pássaro, eu busco a todo instante a minha liberdade. Quero sim, ser livre para desbravar o mundo, como seu legítimo cidadão.

Assim pensa Fausto, cidadão brasileiro que optou em viver nas ruas, dormir em praças ou em baixo de marquises, ao relento, a continuar a levar sua vida em família, como qualquer cidadão enxergado como normal deste mundo. Mas por quais outras razões, além da citada inicialmente, pode levar Fausto e tantos outros a adotar esse estilo de vida?

Um dia ouvi de um ex-colega de trabalho, vivido, que na vida tudo pode ser explicado, mas nem sempre justificado. No caso de Fausto, pode até apresentar explicações, porém, justificá-las, para muita gente, será muito difícil e quem sabe, impossível. Como pode alguém abandonar todo o conforto de sua casa para viver nas ruas, exposto ao tempo, aos perigos, e ainda defender que foi uma atitude pensada e correta?

Pode. Sempre existem e existirão explicações para as nossas atitudes, independente de que sejam aceitas. Vários são os fatores que levam a adoção de um novo estilo de vida, e para Fausto, certamente não os faltaram. Obviamente alguém deve ter dito que Fausto radicalizou na sua decisão, mas para ser feliz, independentemente da forma buscada, não pensou duas vezes. Jogou tudo para o ar, deixou tudo para trás, e começou uma nova vida.

Quantos questionamentos surgem e surgiram diante da atitude tomada por Fausto, não é?

Deve ter ficado louco; passou por alguma desilusão; sempre foi esquisito; que aparecer; ou deve ter se envolvido com drogas. Estas e outras conclusões, quase sempre infundadas, são apresentadas pela sociedade, pelas pessoas mais próximas, e até por familiares. Conclusões que denigrem uma imagem, uma reputação de alguém que até então, parecia inquestionável.

Mas nós somos assim mesmo – preconceituosos, conservadores e impiedosos – e ninguém escapa da ferina língua humana. Fausto não seria diferente. Sua atitude, apesar de estranha, questionável e inaceitável representa ser um passo típico de quem não hesita em busca a sua felicidade, independente do preço a se pagar. Passo este dado por tantos “Faustos” nesse mundo, que, apesar de serem vistos como loucos, demonstram ter valores, dentre eles, atitude.

Fausto leva a sua nova vida, como um pássaro, livre, sorrindo e feliz, conforme entende ser interessante. Essa foi sua escolha e devemos respeitá-la. Caso alguém ache que não pode ser feliz vivendo nas ruas, aproxime-se de algum “Fausto” de nossas ruas, mas faça isso de coração e mente limpa, isentas de prejulgamentos, que certamente, construirá uma nova concepção sobre valores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário