quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FALTANDO TECLAS PARA DIGITAR


por Carlos Delano Rebouças

Um dia, passando na rua, caminhando lentamente, vi num lixo formado pela ignorância dos brasileiros, um teclado de computador.

Para quem já viu animais mortos, sofás, e até carcaças pesadas e gigantescas de televisores antigos, um teclado parecia insignificante, se não tivesse chamado a minha atenção pelos detalhes percebidos.
Faltavam algumas teclas, além de muito sujo, é claro. Cheguei pertinho e vi as ausências das letras ‘A’, ‘C’, ‘I’, ‘D’, ‘U’ e ‘O’. Também os sinais de ‘ponto final’ e ‘vírgula’, além dos números ‘1’ e ‘0’. Pareceu-me que seu ex-dono o descartou de qualquer jeito por estas razões, quando não viu a possibilidade de consertá-lo, sem ao menos pensar em recuperá-lo ou doá-lo para este fim. Um teclado é tão baratinho, não é? Para que quebrar a cabeça consertando algo tão descartável, quanto de baixo custo?

Segui meu caminho com aquela imagem e a marca na minha memória das teclas ausentes. Refleti sobre a combinação que poderia gerar, formando palavras, frases, e mensagens edificantes, que serviriam, no mínimo, para criticar a atitude de alguém que o jogou no lixo, desordenadamente, sem preocupação alguma com o meio ambiente ou que serviria para alguém.

Não é que facilmente juntei as letras em minha mente. Imaginando possibilidade de criticar tal atitude, não para atingi-lo pessoalmente, muito mais, para uma mudança de atitude, bem mais cidadã.
Formei assim a palavra ‘cuidado’. O que de fato, faltou ao seu antigo dono. Já número ‘0’, possivelmente é a nota dada pela sua atitude, que se não fosse essa, antecedida com o número ‘1’, seria um dez.

Aí, alguém pergunta: E quanto aos sinais de ‘ponto final’ e ‘vírgula’, onde eles entram nesta análise?

Infelizmente o ‘ponto final’ repete-se por três vezes, funcionando como reticências, nas diversas atitudes, repetidas, ou quem sabe, de teclas tão batidas, até quebrar-se, que faz a pausa da ‘vírgula’ ficar fora desse contexto, pois em momento algum, a tecla de ‘pausa’ do teclado, foi utilizada. Pena que esta história não tem ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário