sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

FELICITE-SE EM SER ÚTIL


Por Carlos Delano Rebouças

Quem não se orgulha de ver exemplos de pessoas que servem a humanidade, fazendo um bem imensurável aos olhos dos menos sensíveis, mas, de encher de orgulho aqueles que de uma forma ou de outra, comportam-se da mesma forma, plantando espontaneamente a semente da fraternidade.

Nelson Mandela, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, por exemplo, são grande personalidades de deixaram em vida suas marcas como grandes benfeitores, ou seja, pessoas humildes de alma, que fizeram a diferença num mundo, em prol da paz, do bem e da liberdade, num esforço extraordinário, superando todas as adversidades, que não foram poucas, mas deixando um forte legado, ainda percebido e propagado por muitos seguidores.

Assim como emblemáticos nomes da humanidade, qualquer um de nós pode fazer a diferença na humanidade. Seja no seio de sua família; na sua vizinhança; no seu bairro ou cidade, e até no mundo, agindo como um legítimo seguidor de Deus, de seus ensinamentos, praticando o bem sem ver a quem, e sem contrapartida alguma. Simplesmente sirva, orgulhe-se do que faz e alegre-se dos belos resultados.

Mas para sentir-se feliz com suas atitudes, precisa entender que significa uma postura natural de qualquer pessoa. Que acontece naturalmente, despretensiosamente, sem nada desmotivá-lo, mesmo que em certos momentos, revolte-se com determinados tratamentos recebidos, levando-o a refletir sobre suas atitudes.

Podemos nos sentir assim, às vezes, sem dúvidas, e consideramos muito aceitável. Ora, humanos e imperfeitos como somos, não estamos privados de fraquezas. Porém, não demora muito para bater mais forte em seu peito, o sentimento de fraternidade, aquele que predomina no coração dos fortes e dos dignos, sempre na missão de servir.

Servir é postura de quem um coração grande, e que entende que esse é seu papel no mundo. São atitudes louváveis e adotadas naturalmente,  que para muitos, parecem ser um esforço virtudes, quando para seus praticantes, são obrigações.

Sirva sempre! Ajude ao outro, na medida do possível, e quem sabe além da medida. Orgulhe-se de fazer a diferença neste mundo tão hostilizado pelo egoísmo, e sinta feliz em fazer alguém feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário