terça-feira, 15 de setembro de 2015

O EXERCÍCIO DA APRENDIZAGEM ESTÁ EM TUDO


Por Carlos Delano Rebouças

Nunca me esqueci de certa vez, que estava em sala de aula, no ensino médio, conversando com colegas, alheio à aula de biologia, até certo ponto, tirando também a atenção de quem queria assisti-la, quando o professor Morel me chamou atenção, com a seguinte frase: “Caso queira ler uma revista, quem sabe uma Playboy, fique à vontade, mas pode fazer o favor de atrapalhar somente a sua vida e deixar que os outros colegas assistam a minha aula”?

Naquele momento, no auge de minha imaturidade e inconsequência, encarei como uma fraqueza do professor, em não querer mostrar a sua autoridade, temendo, quem sabe, uma reação de um jovem estudante cheio de marra, movido pela emoção, mas não que seria de agressão, pois minha índole nunca foi essa, mas de poder desrespeitá-lo, não atendendo ao seu pedido de silêncio e atenção.

Puro engano meu. Hoje mais maduro e consciente dos meus atos, e, por ironia do destino, professor como profissão, reavalio a sua atitude, e a vejo por uma outra óptica. A visão de um educador.

Contudo, apesar de entender que aquela sugestão dada pelo grande professor Morel, de pouco mais de 01 metro e meio, foi somente para não atrapalhar sua aula, vejo, hoje, que se trata também de uma das várias condições de se obter informações e conhecimentos, mesmo que seja numa revista pornográfica.

Em tudo se podem absorver conhecimentos, sejam nos livros e revistas, ou mesmo, numa conversa informal, qualquer. Não são somente no ambiente escolar que nos encontramos com o saber, mas em todo e qualquer setor da vida, e pelos mais variados mecanismos. É o poder da percepção agindo no conhecimento, e com ele, na observação de tudo que nos rodeia e fazendo a devida filtragem, construímos os nossos saberes, e os aplicamos na vida.

Nunca desperdice uma oportunidade de uma boa conversa, seja com que for. Jamais descarte um escrito qualquer sem antes fazer a sua devida leitura. Nem pense em limitar a leitura de um livro, ou de uma revista ou jornal, à sua capa. Entenda que você pode está encurtando seus conhecimentos e limitando-os ao que podem oferecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário