quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A Impressionante Capacidade De Desacreditar Da Política

Autor: Carlos Delano Rebouças


Desde o início da campanha política neste país, mesmo fora de época, mais precisamente nos últimos três meses, embora seja uma constante, sempre, o ano inteiro, amadurecemos um pensamento muito questionado, mas aceito por muita gente de bom senso - que os políticos estão cada vez mais certos que somos idiotas.

Fazemos essa colocação, diante de inúmeras promessas feitas, que fogem totalmente da realidade vivida neste país, e de várias outras que distorcem inteiramente o que determina a nossa Constituição.

Candidatos a prefeito prometendo obras de competência do governador; governadores se dizendo autores de obras de competência do governo federal; e conquistas nas diferentes esferas, sendo assumidas por candidatos de poderes diferentes. Que absurdo, já bastava candidatos a vereadores, sem sequer saber de suas atribuições, prometendo construção de praças e viadutos.

Essa é a realidade desse país, feito de pessoas que desconhecem os poderes, o verdadeiro papel dos políticos e seus direitos de cidadão. Não são culpados, são vítimas de um sistema falido, desde o princípio. O país não está precisando eleger presidente, governadores e parlamentares nesse momento; precisa na verdade é eleger pessoas de vergonha, que acreditem que mudar está muito além da troca de cadeiras ou perpetuá-las ao longo dos anos.

O Brasil vive um momento delicado quanto à formação de suas lideranças políticas. Mas, caso alguém me pergunte qual a solução, respondo: só se reinventarmos este país. O Brasil deve deixar de ser uma nação de poucos, para ser uma nação de todos, politizados, educados, conhecedores de seus direitos de cidadão e que fazem valer os seus direitos.

Será utopia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário