domingo, 30 de agosto de 2015

OFICINA DA SABEDORIA


Por Carlos Delano Rebouças

Muitos se definem como seres que mais parecem uma máquina, de cuja engrenagem tem uma inevitável dependência, e por ser muito complicada, diga-se de passagem, até mesmo por envolver razão e emoção, interferindo diretamente nas nossas atitudes, formatando-nos no mundo e para o mundo.

Às vezes ficamos fora dos eixos, totalmente desestabilizados, derrapando nas pistas mundanas. Será que estamos precisando de uma manutenção urgente? Será que nossos “pneus”, que representam nossa base de sustentação, de aderência ao solo da vida, estão desgastados tanto quanto nossos valores, e nossas crenças e concepções?

Nem sempre. O fato é que nem sempre sabemos o momento de parar e fazer a manutenção de nossas vidas, sobretudo, sobre nossas atitudes, que muitas vezes são reprováveis e questionadas. O mundo mais parece um conglomerado de homens que mais parecem máquinas, as quais, a maioria delas, encontra-se em mau funcionamento ou obsoletas, diante da evolução da vida, precisando urgentemente de reparos, de uma manutenção, que permita um melhor funcionamento, para melhores resultados.

Para que a máquina humana possa melhorar o seu rendimento, o homem necessita bem mais que uma manutenção corretiva de seus valores, precisa revitalizar-se, diante de tantas transformações do mundo e no mundo. Não se trata somente de uma troca de peças ou de uma lubrificação, que permita ficar mais liso, para escapar das armadilhas da vida. Precisa também, de uma completa manutenção preventiva, que inclua uma reflexão profunda sobre conduta, sobre suas atitudes, que possa levar a aquisição de conhecimentos e, principalmente, sabedoria, resultando numa maior estabilidade e rendimento de seu motor que move as suas ações.

Mas essa oficina da sabedoria carece de bons mecânicos. Reluta em encontrar “profissionais” que possam colaborar com o propósito de melhorar a máquina homem, mesmo que este, não entenda que precisa de ajuda. Remuneração para esses profissionais da oficina da sabedoria é somente a satisfação de contribuir para um mundo melhor, sem máquinas paradas ou obsoletas, mas que estejam em plena produção, conscientes que precisam, sempre, de uma manutenção nas suas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário