quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O ESPELHO SOU EU

Autor: Carlos Delano Rebouças

Muitos jovens ou até profissionais experientes, quando se iniciam no mercado de trabalho ou em uma nova jornada, em uma nova empresa, vislumbram construir uma bela trajetória de sucesso, pleno, que venha a significar a sua realização pessoal e profissional.

A grande maioria traz na bagagem conhecimentos adquiridos em cursos de formação, qualificação e aperfeiçoamento, como também, no exercício da atividade profissional, para os mais experientes, sobretudo, pensando que com esse perfil, sua trilha em busca do sucesso poderá ser facilitada ou encurtada.

Para os mais experientes, que já deram o pontapé inicial de sua carreira profissional há algum tempo, ter uma vivência maior no mercado de trabalho pode ser um grande diferencial competitivo, em relação aos menos experimentados, que ao contrário, esbarram na barreira da experiência, muitas vezes sem contar com uma ajuda para dar seus primeiros passos. Essa é na realidade, o lado mais sombrio do mercado de trabalho.

De fato, são notórias estas duas vertentes. Não há dúvidas quanto a isso. Porém, para ambos, independentemente da maturidade no mercado, o início em uma nova empresa requer, além de trazer na bagagem toda uma experiência construída e conhecimentos necessários, que se tenha a humildade de aceitar que se trata de um novo começo, que haverá todo um processo de adaptação, de conhecimento e até de reconhecimento, que muitas vezes precisam que se tenha uma referência pessoal e profissional para o sucesso. Pode ser pessoal, profissional, de uma convivência próxima, ou até, distante, mas que sirva realmente de parâmetro e referência profissional.

 Há quem diga que encontrar ou enxergar essa referência é algo difícil. Seja porque quem acreditava ser, não pode servir para aquela situação; Seja porque passou a enxergar um novo perfil profissional, mais completo, e aquele, que outrora via como ideal, deixou de ser; Ou porque a sua referência seja um exemplo de dentro de sua família e pode parecer para você, nesse instante, que o lado sentimental pode influenciar na sua análise e conclusão. São inúmeras as justificativas para dificultar essa escolha, mas que na verdade, em nada atrapalha fazê-la.

Espelhar-se em alguém, único e exclusivo, seria maravilhoso. Que apresentem este ser extraordinário. Ele existe? Sim, sem dúvidas alguma. Raro hoje em dia, certamente, mas temos sempre um como nossa referência.

Contudo, se podermos ampliar essa referência e colhermos o que há de bom em diversas pessoas e profissionais, poderemos criar um excelente perfil, ideal para nos estimular para o mercado de trabalho, sobretudo, para a vida. Seriam pedacinhos de virtudes, identificadas, formando um grande homem, um grande profissional, que na verdade, é você.

Se você é capaz de identificar virtudes, analisar valores éticos e morais, e confrontá-los com aquilo que acredita ser contrário, que aparenta serem deficiências, no mercado de trabalho, significa que já começa a nascer um profissional capaz de discernir os dois lados da moeda, ou seja, aquilo que deve ou não ser empregado, adotado, para o perfeito crescimento profissional.

Você já pode se olhar no espelho e enxerga-se capaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário