sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NO FUNDO DE MINHA REDE


Por Carlos Delano Rebouças

Quando pequenino, ainda na minha infância, se tinha uma frase que detestava ouvir de minha mãe era: Não vai para a rua brincar! Fique em casa, pois “Quem boa Ave Maria faz em sua casa está em paz”.

Chorava, esperneava, soluçava, mas nada adiantava. Minha mãe era irredutível nas suas decisões. Acatava tudo, obediente, respeitando a sua decisão, suas ordens, diferentemente dos filhos de hoje, coitados, que não sabem o que dizem, quiçá, as atitudes que tomam. Acham que podem desafiar pais e mães, sem pensar que a colheita desses frutos será inevitável.

Diversas foram e ainda são as expressões usadas pelos pais, quando buscavam castrar qualquer tentativa de “tomada de fôlego” pelos filhos. “Você ainda não criou cabelo nas ventas” ou “Aqui que canta de galo sou eu”; ou também, “Ver se tira a catinga do mijo, menino, antes de gritar aqui”; e até, “ Menino deve ficar calado, porque calado, ainda está errado”.
 
São tantas as frases e expressões usadas pelos mais antigos, que hoje ficaram na saudade, somente na saudade, daqueles que não podem mais usar. Os filhos passaram a gritar e determinar as frases e expressões do momento.

“Fica na tua, coroa, que eu vou para onde eu quiser” ou “É melhor ficar calada, senão...”; ou quem sabe, “Não sou mais menino, mãe, pare de perturbar”.

É melhor parar por aqui, porque o repertório é extenso, revoltante e lamentável. Na realidade, trata-se de uma regra e não mais uma exceção na educação de crianças e jovens neste país.

Mas, voltando à educação dada pela minha mãe, esta, não queria saber desse tipo de devolutiva, não. Vindo a respondê-la, a “peia comia”, seguida da frase: “Engula o choro!”.
Tudo era encarado com naturalidade. O respeito prevalecia, mas remete a uma pergunta: Não se educa mais filhos como antes ou não mais se encontram pais, como nossos avós, bisavós e tataravós?

Gente, na verdade, não se educa mais como antigamente.

Os pais não querem mais absorver essa responsabilidade. Entregam os filhos ao mundo e deixa que ele por si só se encarregue da sua educação, em vez de ser um mediador neste processo. Não existe mais diálogo, cumplicidade e companheirismo. Tudo isso ficou no passado.

Só sei amigos, que nunca me revoltei com meus pais, nem com a forma como me educaram. Hoje credito a eles o homem que sou, e a minha gratidão é eterna. Sei que se tivesse teimado, afrontado e feito tudo que achava correto, em vez de ter ido para o fundo de minha rede, poderia não ser o cidadão que sou hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário