sábado, 29 de agosto de 2015

NÃO BUSQUEMOS PERFEIÇÃO NA HUMANIDADE


Por Carlos Delano Rebouças

Ninguém pode se excluir da extensa lista de pessoas que não abandonam a dura batalha de buscar a perfeição nas pessoas. Compomos na verdade a lista daqueles que não desistem de buscar encontrar o perfil que enxergam ideal para a boa convivência.

Todos nós temos nossas características, nossas particulares, e nossos hábitos e costumes, embora a sociedade, a qual, nos incluímos, tente nos moldar, seguindo um modelo preconcebido, plausível aos olhos conservadores, e ainda preso a velhas crenças.

Na verdade, não devemos ser assim - tão exigentes com o semelhante - querendo enxergá-los com a perfeição que acreditamos poderem possuir, com adjetivos pertinentes e verdadeiros para a sua definição, muitas vezes questionados e duvidados diante de tantas opiniões antagônicas.

Sempre vamos pensar e agir diferente uns dos outros, e se não fosse assim, como seria o mundo? Já pensaram se todos pensassem e agissem da mesma forma, sem discordâncias, sem conflitar ideias, sem chegar a um denominador comum?

Contrariar o pensamento do outro e defender o seu ponto de vista, significa que pode existir a possibilidade de conflitos, quando falta a compreensão, e sobra a intolerância. Essa falta de flexibilidade pode resultar em desentendimentos que levem a formar uma opinião, rica em adjetivos nada positivos, sobre a imagem do outro. Assim começa a se enxergar defeitos, quando antes, podiam se identificar tantas perfeições.

Porém, com a adoção dessa postura, exigente, de querermos enxergar no semelhante, somente virtudes, inevitavelmente transformamo-nos em pessoas intolerantes e incompreensíveis em não aceitar a possibilidade do defeito, aliás, do algo a melhorar. Passamos com essa medíocre postura, a destilar diversos sentimentos, questionáveis aos olhos do Maniqueísmo, que servem somente para semear a desarmonia entre as pessoas.

Precisamos entender e aceitar como verdade, ou melhor, como a única e inquestionável verdade, absoluta, que perfeição só existe em um ser, que é Jesus Cristo, que com sua autoridade, permite que façamos nossas escolhas, com livre arbítrio concedido, e lutarmos por um mundo melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário