terça-feira, 26 de maio de 2015

INTOLERÂNCIA EM ACEITAR QUE GERA DESRESPEITO E DESCONSIDERAÇÕES


Por Carlos Delano Rebouças

Esforço-me para entender o que leva a tanta intolerância neste mundo; a tantas pessoas preferirem usar escudos intransponíveis às suas opiniões, a estabelecer uma convivência saudável e harmoniosa em sociedade. Na verdade, é algo que me causa indignação, porém, com um certo nível de compreensão, diante do que observamos na humanidade.

Incrivelmente as pessoas preferem dificultar as relações, tornando-as conflituosas. Aproveitando os ditos populares, procuram sempre encontrar chifres em cabeça de cavalos, fazendo tempestades em copos d’água, gerando com isso, mediante a formação de uma falsa opinião, a construção de uma imagem que na realidade não é verdadeira. Resulta com isso, a rotulagem de pessoas, sobre seus valores, na óptica escolhida, numa concepção somente sua, e que acredita ser verdadeira.

Assim nasce o desrespeito, a intolerância, e com eles, os conflitos. Também se criam ambientes desagradáveis, desarmoniosos, onde ninguém gosta, admira e deseja viver e conviver. Porém, parece que existem pessoas que adoram situações assim, onde a paz, a união e o respeito não reinem na sociedade, muito pelo contrário, procuram agir, diante de atitudes impensadas, desconexas e reprováveis, mesmo que redunde em algo que não é bom para ninguém, que é a desarmonia entre as pessoas.

O ato de respeitar, que engloba tratar todos pelo nome, por exemplo, como dizia os antigos, é extensivo a todos, independente de sua idade, situação financeira, social, cor, raça e crença. O ato de respeitar é extensivo, também, a todos os membros de uma família, assim defendemos. Jamais irei dizer que respeito uma pessoa, demonstrando desrespeito a qualquer membro de sua família, quando este, sabemos que tem uma postura assumida nas mesmas proporções de quem digo respeitar.

Gostar de alguém não é obrigação, mas respeitar, sim, e se acredita que não seja merecedor, que não o hostilize. Caso acredite que uma determinada pessoa não seja passiva de sua consideração, de seu respeito, evite-a, mas não a destrate. Seja tolerante e entenda que para vivermos bem neste mundo, precisamos aprender a conviver com as diversidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário