sábado, 25 de abril de 2015

O Chá da Tarde que Não tem mais Prazer


Por Carlos Delano Rebouças

Diz a cultura de diversos povos, entre eles o brasileiro, que tomar um chá ou um cafezinho nos fins da tarde, como chamariz para reunir amigos e parentes, a fim de colocar os assuntos em dia, é tradição e ninguém pode negar.

Nas obras literárias, principalmente nos romances urbanos, seja “Machadianas” e até, do nosso emblemático José de Alencar, ou quem sabe, nas novelas de época, sempre observamos, ou entre linhas ou em diversas cenas, personagens e atores contracenando situações prazerosas, que nos dias de hoje, na realidade, não se faz mais, graças às redes sociais.

Tais ilustrações nos fazem lembrar muitos episódios da vida. Uma vez, quando fomos passar um final de semana no interior do Ceará, para rever parentes e amigos, ouvimos lamentações de uma senhorinha:

 “Que bom que vocês vieram. Já vou ter com quem conversar no fim de tarde”.

Ao perguntá-la o porquê de tanto alívio, respondeu:

“Esse povo daqui de casa não conversa mais. Ficam todos nesta tal de Internet sem dar um “pio”, só postando e vendo as postagens dos outros”.

Foi assim, que podemos compreender as razões que levam aquela senhora a dormir tão cedo, pois sem ninguém para conversar e para tomar o seu chazinho, prefere se recolher ao seu casulo e descansar em paz, sozinha, sem ninguém para prosear.

Pobre de nós, que estamos perdendo absolutamente o prazer de se relacionar com outras pessoas, de conversar, de divertir-se com as histórias contadas, de trocar experiências e de aprender com a convivência. Preferimos a exclusividade do mundo virtual ao aproveitamento por inteiro da realidade, e não conseguindo mais perceber os exageros. Sequer refletimos sobre a necessidade de mudar e resgatar antigos hábitos tão saudáveis e salutares para o convívio social.

Essa é a realidade do mundo moderno, que cada vez mais destrói as relações.

Infelizmente não a visitamos com tanta frequência, para podermos sentar em sua calçada, tomar aquele chá ou café com tapioca, milho verde e prosear até o anoitecer. São antigos hábitos que não se podem praticar em muitas cidades do estado do Ceará e porque não, do nosso país.

Que bom que os nossos celulares perdem totalmente o sinal de Internet quando chegamos a muitas cidades do nosso Ceará. Só assim, podemos resgatar parte destes costumes, mesmo que passageiro, que outrora representava muito para esse povo tão sofrido, e que a tecnologia trata de apagar de nossas memórias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário