terça-feira, 27 de janeiro de 2015

HUMANIDADE SEM IDENTIDADE


HUMANIDADE SEM IDENTIDADE

Autor: Professor Carlos Delano Rebouças

Discutindo com meus alunos sobre questões sociais, relacionamentos e diversos reflexos comportamentais perceptíveis na humanidade, independentemente das diversidades culturais, acabamos enxergando que na realidade está se confirmando uma total perda de identidade, de reconhecimento sobre o papel do homem e sua verdadeira atuação no mundo.

Vários foram e são os argumentos levantados para defender a tese que o homem vive uma crise existencial. O homem passou a se postar, no mundo, nas mais diferentes situações, de uma maneira absolutamente reprovável, no ponto de vista humanitário, que reconhece determinados valores como prerrogativas essenciais para o perfeito desenvolvimento humano.

 Pena que para a grande fatia da sociedade - que se deixa influenciar pelos interesses mundanos - tudo parece normal, consequente de uma evolução natural, mesmo que as transformações sociais sejam conduzidas pelo homem, elemento social e pensante, que forma opinião sobre interesses construídos numa via de mão dupla.

O homem, este ser social, que pensa, raciocina e faz acontecer, mesmo inconsequente muitas vezes, precisa urgente se reciclar sobre a sua importância, sua postura e seu papel no mundo. Necessita de uma reformulação completa sobre valores, e compreender que precisa discerni-los racionalmente, e acontecendo isso, poderá perfeitamente conviver em sociedade, harmoniosamente, sem diferenças e preconceitos, contribuindo integralmente para um mundo melhor. Como consequência maior, existirá uma maior compreensão sobre mundo, pessoas e sentimentos.

Mas essa tarefa de transformar o homem, de ratificar essa metamorfose humana no planeta, não é fácil. É algo que deve acontecer primeiramente dentro de cada ser, contando, obviamente, com a ajuda de quem já demonstra ter iniciado o seu processo de transformação, que não tem fim. Quando isto começa a acontecer, uma nova mentalidade humana inicia seu desenvolvimento, sua evolução, formando grupos, comunidades, no desejo de ampliar-se cada vez mais, em busca de um pensamento único, que é de um mundo melhor, feito por pessoas melhores a cada dia, bem diferentes do dia anterior.  Assim deveria caminhar a humanidade.

Continuemos com este sonho e desejo, que a humanidade resgate a sua identidade, perdida para os interesses mundanos, há tempos, e que impiedosamente destroem a sociedade, apesar de todos os esforços dedicados por aqueles que ainda acreditam na transformação humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário