segunda-feira, 17 de novembro de 2014

NAQUELA MESA


NAQUELA MESA

Autor: Professor Carlos Delano Rebouças

Ontem à noite, enquanto buscava me encontrar com o sono, que não é comum na minha rotina de vida, passei a vagar no meu pensamento, e surgiu um questionamento: Quantos tipos variados de mesas passam na nossa vida e no remetem a tantas reflexões? Vejamos:

Quando nascemos, normalmente acontece em hospitais, salvo situações inesperadas, onde o improviso acontece. A mesa de cirurgia se torna a estrutura física que permite o incipiente desejo de viver. Nela, nossas mães se entregam nas mãos dos médicos, sob a regência do Pai, na expectativa de ver seu filho, todos nós, virmos ao mundo. O começo de tudo.

Quanto ao aspecto condução de vida, na cultura ocidental, especialmente, todos temos o hábito de nos alimentarmos sobre as mesas. Sobre ela, são colocados os alimentos, utensílios domésticos, e ao seu redor, sentamos principalmente para consumir os alimentos, embora possa também representar a oportunidade de se integrar socialmente, seja em família, numa conversa entre amigos, ou quem sabe, o início de uma nova relação.

Em bares e restaurantes também a mesa tem a sua importância. Nesses locais, pode representar o encontro com a felicidade ou a divisão da tristeza. Que diga o saudoso cantor Reginaldo Rossi, quando compôs a música garçom, a qual diz que na mesa de bar já se ouviu centenas de casos de amor.

A mesa também representa sucesso, e não podíamos deixar de reconhecer. Nela se fecham negócios, desenvolvem-se projetos, estudos, realizam-se reuniões, além de ser o local mais frequente para se tomar decisões. Como a mesa é importante em nossas vidas, não é?

E quando a vida apresenta seus riscos? Logo, aparece a bendita mesa. Cirúrgica desde o nosso nascimento, de repente pode servir de base para mais um desafio, onde a medicina a utiliza em prol de nossa saúde. Quem dera não precisar mais dela nestas circunstâncias, mas o destino, para quem acredita nele, às vezes nos prega uma peça.

São tantas as mesas na nossa vida, não é verdade, amigos? De vários tamanhos, larguras, cores e utilidades, que podem apresentar tantos significados. Pode também, até passar despercebido nas nossas vidas, como tantos outros objetos, instrumentos e equipamentos, mas a minha insônia permitiu que pudesse ser lembrada e reconhecida, por toda a sua importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário