quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ENTRA E SAI DE FINAL DE ANO NO MERCADO DE TRABALHO



Por Carlos Delano Rebouças

Todo final de ano é assim: muita gente sendo contratada de forma temporária e expectativas criadas para um novo ano que chaga.

Vendo os noticiários mais otimistas, sempre apresentam matérias que abordam as contratações de final de ano, que geram muitas oportunidades, nos mais diferentes setores. O comércio varejista e serviços são os que mais se destacam. Absorvem grande parte dos contratados, na expectativa de que o consumo aumente no período de final de ano. É a força do 13º salário impactando na economia.

Muita conversa bonita de lojistas e empresários, quando se referem ao percentual de oportunidades e as possibilidades de efetivação dos contratados. Até parece que ocorre um aumento de profissionais contratados com carteira assinada. Na prática, não é bem assim.

Uma loja ou uma barraca de praia que possui 50 funcionários, a partir de outubro ou novembro, passa a ter o dobro de funcionários para poder atender seus clientes da melhor forma possível. Porém, passado este período, ou seja, entrando janeiro, começa a ser feita uma avaliação sobre o rendimento de cada um, e, quando de repente, começam as dispensas. Inicia-se o processo de demissão, que envolve tantos os temporários quanto os mais antigos. Fica quem mais se destacou.

Nesse processo de dispensa, muitas vezes faz com que  quadro fique menor do que estava antes do período de contratação de temporários. Isso decorre da queda nas vendas no início de ano, quando outros setores ficam mais aquecidos, atraindo a atenção dos consumidores. Confirma-se um verdadeiro entra e sai no mercado de trabalho, com números que refletem bem mais ilusão do que uma verdade. De forma paralela, a indústria diminui a sua produção, e, com isso, estimula férias coletivas e até a diminuição de postos de trabalho.

Porém na prática, o trabalhador nem sempre se preocupa com esta situação – de que vai ser contratado e dispensado meses depois – já que na contramão dos interesses empresariais e econômicos, tem a oportunidade de melhorar seu orçamento, quitar e adquirir algumas dívidas e fazer um final diferente para si e para a sua família. Sabe conscientemente que é mais uma vítima do sistema, na certeza de que esta situação seja eterna enquanto dure.



Nenhum comentário:

Postar um comentário