quarta-feira, 15 de outubro de 2014

UMA REFLEXÃO PARA O DIA DO PROFESSOR


INCANSÁVEL EDUCADOR, MESMO SENDO SEMPRE PROFESSOR

Autor: Professor Carlos Delano Rebouças

Sem muitas comparações aos demais colegas de ofício, um determinado professor, polivalente, de uma pequenina cidade do interior do Brasil, dentre tantas que apresentam precariedades típicas da educação pública do nosso país, faz a diferença na arte de ensinar, para as dezenas de alunos que possui, na sua turma de 4ª série, pela sua postura de educador.

Como inúmeros profissionais de educação que enfrentam as mesmas dificuldades e em tantas cidades do país, o professor Ramiro, como é conhecido, sempre carrega um sorriso no rosto, mesmo com tanto sofrimento, aliado a um comprometimento incondicional com a educação de tantas crianças sofridas, que muitas vezes vão à escola pela merenda escolar que sequer tem, muitas vezes nem água, quem dera, pela vontade de aprender.

Mas com o Professor Ramiro é diferente. É aquele “Tio” que consegue vencer todos estes obstáculos, conscientizando e comprometendo seus alunos, e estes, vindo a se tornar elementos multiplicadores junto aos seus familiares, que por suas vontades, estariam ajudando na lavoura ou até mesmo, buscando qualquer outra fonte de renda, até, quem sabe, ilícita.

O Professor Ramiro com sua polivalência consegue muito mais do que ensinar a matemática, o português, a ciência e as demais disciplinas necessárias para a formação de seus alunos, faz com que se tornem verdadeiramente seus discípulos diante de tantos outros ensinamentos, principalmente, aqueles para a vida. Aplica a sua experiência ao fazer comentários sobre situações vívidas, histórias contadas, quase sempre sobre fatos reais, bem típicos de suas realidades. Ilustra seus ensinamentos com fotografias de uma realidade nua e crua, instigando o senso crítico de cada um, através de olhares fixos e reflexivos. Acima de tudo, leva seus alunos, sincronicamente, a estreita a aprendizagem do componente curricular e dos conhecimentos da vida, para um mesmo objetivo, que é o de construir uma cultura.

Parabéns ao fictício Professor Ramiro, que representa tantos outros em nosso país, reais, verdadeiros e comprometidos com a profissão escolhida e ciente da responsabilidade que tem nos processos de mudança no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário