sexta-feira, 31 de outubro de 2014

TRISTE REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS


Por Carlos Delano Rebouças

Não necessariamente seria necessário ter assistido ao Bom Dia Brasil de hoje, para tirar reforçar as minhas conclusões sobre o caótico estado da educação do nosso Brasil, mas o que vi hoje foi mais do que suficiente para entender que muita coisa precisa ser mudada num país, que insiste em dizer que trabalhar para um futuro melhor de seu povo.

Até pode parecer perseguição contra determinados estados das regiões norte e nordeste do país, mesmo sabendo que não se trata de “privilégios” ter uma educação neste nível, pois, educação no Brasil é doença crônica em todas as regiões.

A verdade é que registros revelam que em determinados estados destas, especialmente em pequenos municípios, a educação está sendo tratada como algo desprezível, sob uma irresponsabilidade sem tamanho, que vai de encontro com o bem estar do seu povo. Já parece ser caso de saúde publica.

Hoje vi crianças em salas de aula totalmente desestruturadas, sem as mínimas condições de representar um espaço digno para o desenvolvimento da educação, da cultura e da formação humana. Salas desaparelhadas, sem piso, carteiras quebradas, infiltrações, vazamentos, falta de banheiro são características mínimas diante de tantos problemas existentes na educação pública brasileira. Mas não é somente isso e tem coisa ainda pior.

Muito pior é deixar crianças e jovens sem água potável, sem banheiro, sem alimento. Verbas destinadas a merenda escolar são desviadas para os mais diferentes interesses, e com isso, alunos ficam com fome, diante, muitas vezes, do fato de ver a única refeição que pode ser feita naquele dia não mais estimulá-lo a ir à escola. É muito triste ver o semblante sofrido de crianças, famintas de fome e de conhecimento, sendo este, perdido ao longo do tempo como interesse.

Também ressaltamos o papel do professor, que além de mal remunerado, precisa tirar dinheiro do próprio bolso para suprir necessidades dos alunos, quanto à alimentação, deslocamentos para a escola e vice-versa, aquisição de material escolar, etc. Trata-se de um verdadeiro super-herói brasileiro esse sofrido profissional.

Entretanto, insistimos em acreditar que os problemas do nosso país, quanto à gestão pública são de responsabilidade exclusiva do executivo e legislativo federal.

É muito mais que isso, ou seja, deve ser dividido com estado e municípios, sendo este último, o maior responsável, a partir do momento que a responsabilidade pela educação básica é municipalizada, conforme a Lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Porém, cabe ao governo federal e a seu legislativo agir, cobrar e fiscalizar o funcionamento da educação do país, e não, ser conivente e fechar os olhos para essa situação calamitosa. 

Como são irresponsáveis determinados prefeitos, vereadores de tantas cidades do nosso país quanto a educação de seu povo! Deveria ter vergonha de verem suas cidades aparecerem em rede nacional de forma negativa. Mas pensam errado que acha que estão preocupados. Enganam-se totalmente. NA realidade dão é risadas da situação, numa absoluta confirmação de despreparo administrativo, e muito mais, humano, quanto aos seus valores.

Mas devemos ser otimistas, sempre, e acreditar que esse quadro pode mudar. Um país para crescer, para evoluir, precisar começar com a evolução do seu povo, com investimentos na educação, que vai desde a aquisição de conhecimentos nas artes, nas ciências e na cultura. Precisa desenvolver o senso de cidadania, de ética e de respeito, que eleve o ser humano ao mais alto nível de discernimento, e com isso, possa se tornar um instrumento de mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário