quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O VOTO E O FIM DE UMA AMIZADE



Por Carlos Delano Rebouças

Hoje reparando no meu Facebook, percebi que vários de tantos amigos desta rede social não mais compõem a minha pequena lista, como também, tantos outros não estão sendo vistos com suas postagens, comentários e curtidas. Por que será? Por que essa percepção se deu durante o processo eleitoral ocorrido em nosso país, recentemente?

Não tenho dúvidas que se trata de reflexo das eleições ocorridas recentemente, e que significa, de fato, uma consequência direta e real de uma falta de compreensão sobre o verdadeiro significado da palavra Democracia.

Sei que muitos se demonstraram irredutíveis na aceitação do ponto de vista de tantos, colocados nas redes sociais. Vi ataques, ofensas e exageros. Incluo-me perfeitamente nesse grupo. Como me excedi, amigos! Porém, sempre privando pelo cuidado quanto a uma ofensa direta, pessoal, que poderia ir de encontro com a moral e o respeito. Mesmo assim, confesso que me excedi e ficam aqui as minhas sinceras desculpas.

Entretanto, em nenhum momento levei para o lado pessoal, de pensar em extinguir a amizade, mesmo que seja “facebookiana”. Muitos ou já são amigos bem antes da rede social, outros, feitos nos mais diferentes setores da vida, que permitem uma avaliação mais profunda sobre o caráter, suficiente para permitir discernir atitudes e prevalecer a compreensão.

Como a humanidade é insipiente nas suas atitudes. Deixamo-nos levar pelas emoções, pelas opiniões, para formar novas opiniões sobre pessoas, e que outrora, tínhamos absoluta certeza de seu caráter e chamávamos de boca cheia de amigos.

As eleições passaram, passam e sempre vão passar. As palavras existem, são aglutinadas, formam frases e períodos dentro de um contexto, e depois de ditas, não voltam mais. Saem como flechas e podem causar efeitos de um torpedo, ferindo o ego de alguém.

O perdão existe para ser aplicado. A compreensão existe para ser usada. Reflita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário