quinta-feira, 25 de setembro de 2014

UM ARTIGO PARA REFLETIR


ADEUS: CINCO LETRAS QUE CHORAM

Autor: Professor Carlos Delano Rebouças

A dor de uma perda, para quem já vivenciou a despedida deste mundo por alguém que ama ou tem um carinho especial, parece se tratar de um sentimento incomparável, de imensa tristeza, que pode transformar o mais forte dos homens num ser pequeno, com um imenso vazio dentro do peito. Assim é lidar com a morte.

Mesmo enxergado a morte como um descanso eterno, uma mudança de dimensão ou uma desmaterialização, como queiram, precisa ser muito forte e preparado para assimilar a sua chegada, principalmente para aqueles que convivem ou estimam com maior intensidade. É muito difícil entender, aceitar e compreender ter que passar a viver sem a existência de uma pessoa ou um ser que dividiu tantos momentos ao seu lado.

Às vezes, dar um tchau, um até logo ou um adeus para um familiar, um amigo, um vizinho ou um colega de empresa, que conviveu ao seu lado por longos anos, e de repente, por alguma circunstância da vida, teve que viajar para uma cidade ou até um país bem distante, pode ser visto como uma situação extremamente difícil, ou seja, passar a não mais ter aquela pessoa no seu convívio diário, dividindo momentos, felizes ou não, mas pertinho, faz se derramar muitas lágrimas e nascer no coração um sentimento de perda, de vazio.

Porém, quando uma determinada pessoa ou ser pode não mais voltar, diante de sua viagem final, o sentimento parece ser mais forte, mais doloroso, que somente com a misericórdia de Deus pode administrado.

O adeus é uma palavra muito difícil de pronunciar e de se ouvir, quando o sentimento é verdadeiro e reciproco entre as partes, Emissor e receptor, e certamente cada uma de suas letras representa uma lágrima a ser derramada.

Que estejamos sempre preparados e nos preparando para pronunciá-la e ouvi-la, para que a dor seja menor e mais administrável, já que inevitavelmente faz parte de nossas vidas, desde a nossa existência, até o dia final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário