domingo, 28 de setembro de 2014

Relação Com Alunos Rebeldes


Ao longo da sua trajetória profissional, um professor se depara com diferentes tipos de alunos: alguns são mais interessados, outros se distraem com facilidade e existem ainda os mais rebeldes, que parecem não se importar muito com a aula.
Como estabelecer uma relação melhor com eles? Isso exige bastante paciência, mas vale a pena quando se está realmente disposto a tornar a aula melhor para todos os estudantes.
Primeiramente, é essencial que você demonstre estar aberto ao diálogo e que se aproxime do estudante em questão. Vá aos poucos, fique próximo à cadeira dele vez ou outra, pergunte se ele está enfrentando alguma dificuldade com o conteúdo... Enfim: você deve ir "quebrando o gelo" aos poucos.
Soluções
Depois disso, faça reuniões de feedbacks individuais com o aluno e fale sobre o que o incomoda na postura dele, porém de forma sutil. O ideal é que você exponha o problema e abra espaço para que ele faça o mesmo para que depois os dois juntos busquem por soluções.
A maior parte da rebeldia dos estudantes com as escolas pode ser descrita em uma frase que eles costumam dizer: "pra que eu vou usar isso na minha vida?".
Enquanto os seus alunos não virem a importância do aprendizado, eles se recusarão a seguir em frente com o conteúdo. Portanto, procure frisar sempre a importância da matéria que está sendo lecionada e busque por aplicações práticas da mesma.
A melhoria na sua relação com alunos mais rebeldes não se dará imediatamente, mas seja paciente e procure sempre formas de abordá-los. Dessa forma, o ambiente de aprendizado da sua escola será muito melhor.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário