sábado, 20 de setembro de 2014

A Evolução do Marketing

Por Allan Santos (Aprendiz  ESPRO em Fortaleza)

Com o advento do mundo capitalista globalizado algo que já existia desde que o ser humano surgiu passou a ser intensificada em escala global, a competição, algo natural que passou povoar as relações humanas, sob as mais diferentes formas, sejam pessoais ou profissionais, chegando à competição entre empresas, que são muitas e, consequentemente, a competição é maior, mas como alguém ou empresa pode se tornar mais competitivo?

Durante a década de 1950 o mundo passou por mudanças significativas, após o terminou da segunda guerra mundial, muitos países se encontravam em um período de importante desenvolvimento industrial, que com fim da guerra, passaram existir muitas empresas e a competição se tornou maior, era preciso desenvolver mecanismo que as tornassem mercadologicamente mais fortes, e esse é o papel do marketing em sua origem, destacar, ganhar competitividade, fortalecer e vender um produto e, posteriormente, também ideias.

Outdoors, banners, panfletos, painéis luminosos, singles, propaganda, são inúmeras as ferramentas utilizadas no marketing, a cada instante, produtos, serviços e ideias nos são propagados por estímulos visuais e sonoros, diretos ou indiretos, explícitos ou implícitos. O marketing está nas ruas, na internet, nas casas, nas roupas e passou a existir também competição dentro do próprio marketing. Vemos empresas disputando a mostrar quem é mais criativo, quem vende melhor, a copa do mundo no Brasil em 2014 demonstra bem isso.

Muitas empresas, não apenas de esportes, criaram verdadeiras superproduções em propagandas, patrocínios e ações de marketing com o objetivo de obter destaque na mente do consumidor neste importante evento esportivo. O consumidor deve saber filtrar esses inúmeros estímulos e avaliar o quanto essas informações de marketing o influenciam em suas tomadas de decisões na hora da compra ou consumo de um bem ou serviço ou, até mesmo, da adesão a uma ideia ou linha de pensamento.

Em sua evolução o marketing passou a figurar não apenas no âmbito de empresas, mas também no de pessoas, o marketing agora também é individual, a busca do destaque pessoal e profissional contribuiu para o fortalecimento deste tipo de marketing, que tem sua importância elevada, mais que isso o marketing pessoal é uma ferramenta essencial para que alguém se mantenha competitiva e presente no mercado. Apresentar-se de maneira adequada é um dos primeiros passos de um profissional para buscar destaque, revelando de forma inteligente as características que o fazem diferenciado.

O marketing está em tudo, empresas e pessoas, ideias e produtos, e ruas e casas. Tornou-se importante não apenas fazer uso dele, mas também, observar sua influencia e até que ponto ele nos ajuda e prejudica, sempre existem dois lados da mesma moeda, pois se por um lado ele influencia as pessoas a comprarem de forma frenética, por outro transmite e propaga ideias e conceitos importantes para a sociedade, além dos ganhos com a criatividade, por esse motivo devemos fazer uso dele de forma consciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário