domingo, 31 de agosto de 2014

NILTO MAClIEL: ESCRITOR CEARENSE


Nilto Maciel, grande escritor cearense e brasileiro, nasceu em em Baturité, Ceará, cidade natal também de meu pai, Hugo Pinheiro, formou-se em direito na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Atuou no serviço público federal, em Brasília, mas paralelamente, por ser a sua grande paixão, publicou dezenas de obras literárias, entre as quais Os Guerreiros de Monte-Mor, Os Varões de Palma, A Rosa Gótica, A Última Noite de Helena e A Leste da Morte. Em 1993, sua obra O Cabra que virou bode foi adaptada para o cinema.  Seus livros foram traduzidos para o inglês, espanhol, italiano e francês, internacionalizando como um autor diferenciado na nossa literatura.
A obra literária do cearense Nilto Maciel é reconhecida nacional e internacionalmente e lhe rendeu vários prêmios, como o Prêmio Brasília de Literatura, em 1990, Fundação Cultural de Fortaleza, Prêmio Graciliano Ramos e o prêmio Eça de Queiroz.
Faleceu em 30 de abril de 2014, em Fortaleza, no bairro Monte Castelo, onde residia, um dia depois do aniversário de vida de meu pai, seu conterrâneo.
Fica sua obra e a saudade de todos os cearenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário