quinta-feira, 17 de julho de 2014

CARREIRA PROFISSIONAL: ESCOLHA OU OPÇÃO?


 Muita gente no Brasil passa muito tempo no exercício de uma profissão e por muito tempo, acredita que foi a escolha certa. Porém, nem sempre representa a verdade. 

Quando pequenos, temos sempre na ponta da língua a resposta sobre o que queremos ser quando crescermos. Alguns querem ser policiais, principalmente os homens; outros querem ser professores, pelo lado das mulheres, a maioria; mas sempre sob uma influência, que muitas vezes partem dos pais. Geralmente os filhos são levados pela escolha e orientação dos mais velhos ou responsáveis. 

Quando chegam numa fase de maior compreensão e já dentro do mercado de trabalho, desenvolvendo a sua carreira, mesmo acomodados, permanecem por muito tempo no exercício de um ofício e passam a creditar que dele, não saem mais. 

Dificuldades de mercado, não saber fazer outra coisa, não contrariar alguém especial ou medo, são justificativas mais comuns, porém, não convincentes. O profissional deve sim, compreender que a realização profissional está sempre centrada em fazer aquilo que gosta, e que nem sempre está relacionada ao retorno financeiro ou à satisfação de alguém. Deve deixar claro a sua vontade, a sua necessidade, e a certeza que deve desempenhar a profissão que lhe complete integralmente.

 Nunca é tarde para repensar a sua carreira profissional e iniciar uma nova trajetória no mercado. Atitude sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário