sábado, 14 de junho de 2014

BRASIL E CAMARÕES: O EMPATE NA VIDA REAL COM SABOR DE DERROTA




Um dos adversários da seleção brasileira na edição brasileira da Copa do Mundo de futebol, neste ano, Camarões, do folclórico Roger Milla, estrela da Copa de 90, e também do astro atual, Samuel Eto’o, representa ser um fortíssimo adversário para o Brasil, não só no futebol, mas nas questões sociais.
Camarões é conhecido por todos nós como um sofrido país africano, onde a fome, a miséria e a desigualdade econômica e social predominam. Também é um país, que mesmo com todo o sofrimento de seu povo, o sorriso no rosto de cada um é carregado sempre, e assim se dribla as dificuldades da vida num país que só é lembrado pelo futebol.
Alguma semelhança com o Brasil?
Os camaroneses nasceram pela influência europeia, quando o país foi colonizado pelos franceses. Porém, pouco se percebe resquícios dessa colonização, afora, o idioma e o nome dado aos seus habitantes. É hoje um país bem abaixo do nível dos mais ricos países do continente.
O Brasil, por outro lado, foi colonizado pelos portugueses. Aqui estiveram também franceses, ingleses e holandeses, além dos espanhóis. Estes últimos, por períodos curtos, insignificantes para contribuir positivamente na nossa cultura, mas suficiente para conturbá-la, tornando-nos influenciáveis e sem uma base fortalecida.
O Brasil, mesmo estando à frente de Camarões anos luz quanto a economia, chegamos a nos equiparar, num empate sem gols, em relação a diversos outros aspectos. Fome, miséria, violência urbana, desigualdades e corrupção são muito comuns entre os dois países, e, se duvidarmos, até perdemos em alguns dos listados.
Para nós, brasileiros, essa comparação não é nada boa, principalmente, para quem comanda o país. Não porque queremos nos sentir superiores, até mesmo por não sermos, mas, pelas devidas condições, históricas, de cada nação. A África é um continente pobre, de países, na sua maioria, também pobres. Sempre teve à frente de seus países gestores corruptos, que acabaram distanciando os países mais ricos de qualquer tipo de relação.
No Brasil, todo dia se mata muito. Muita gente passa fome e vive numa completa miséria. Muito é roubado pelo poder público e este, defende os interesses de uma minoria a qual faz parte. De fato, temos uma verdadeira África dentro do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário