segunda-feira, 26 de maio de 2014

ENTREVISTA DE EMPREGO

Após se candidatar a vaga, aguardar ansiosamente pelo processo seletivo, passar por etapas, é chegada a hora da entrevista. Ficar nervoso, falar algo que não deve, cometer uma gafe são atitudes normais, segundo especialistas de recrutamento. O clima de testes, dinâmicas e entrevistas podem causar estresse e até justificar alguns erros.

Porém, de acordo com a psicóloga Wanessa Fernandes, o nervosismo pela falta de preparação é culpa do próprio candidato que precisa fazer a “lição de casa” antes de se candidatar a alguma vaga e que muitas vezes tenta maquiar o comportamento para ser aprovado de qualquer maneira.

“Os candidatos erram no vestuário, às vezes a roupa não condiz com a vaga proposta. Também erram na maneira de falar e, às vezes, chegam à entrevista sem o conhecimento prévio da empresa e da vaga.” Ela afirma que é importante que o candidato tenha um mínimo de cuidado com todos esses aspectos relacionados à fala, postura. É preciso mostrar quem ele realmente é, passar uma boa impressão.

De acordo com a psicóloga, o momento da entrevista passa muito nervosismo para o candidato por ser uma etapa em que ele será avaliado e testado, gerando uma grande expectativa em relação a vaga.

“A entrevista é um momento desconhecido para a pessoa, não se sabe o que o entrevistador irá perguntar e muito menos quais as reações esperadas do candidato pela empresa. O nervosismo faz parte de todo processo que o ser humano não tem um conhecimento prévio. O que não pode deixar acontecer é que ele tome conta da pessoa, pois poderá atrapalhar o resultado daquele momento, já que poderá ser o único do candidato com o entrevistador”.

Foi o que aconteceu com Kayo Rylk, 21, designer de moda, de quem o nervosismo que tomou conta na entrevista de emprego. Por isso, ele cometeu alguns equívocos que foram decisivos para a perda da vaga.

“No momento da entrevista, cometi erros. E um deles foi o nervosismo, naquela hora senti que era a minha única chance, pois eu achava que tinha o perfil da empresa. Também tinha medo que não surgisse outras oportunidades na área”.
 
Exageros
Segundo Rosane Aragão, consultora de estágios e novos talentos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o candidato quer muito ser escolhido para a vaga e muitas vezes comete exageros que não caem bem aos olhos dos entrevistadores.

“A pessoa que deseja a vaga deve ser sincera, firme, coerente e consistente em suas respostas. Não deve responder de forma monossilábica e nem deixar de responder os questionamentos levantados na entrevista.

Deve ser sincero em suas respostas no âmbito pessoal e profissional”. Para ela a atitude mais negativa para os selecionadores é quando os candidatos se apresentam de qualquer forma, não se preocupando com a apresentação pessoal adequada a cultura da empresa. 

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário