terça-feira, 20 de maio de 2014

A Lição Recebida Pelos Brutos




Muita gente se pergunta: Será que os animais são realmente brutos, que não raciocinam de verdade e não têm sentimentos?
Pergunta difícil, complicada de responder, e ainda mais, de convencer, principalmente os humanos que se sentem os mais inteligentes seres vivos deste planeta. Mas uma verdade é clara: em muitas situações os animais nos dão aulas de dignidade, sabedoria e atitudes.
Programas e documentários de TV, muito poucos os de rede aberta e muito mais os de canais por assinatura, procuram transmitir aos seus expectadores a vida de determinadas espécies. Leões, lobos, hienas, suricatos, formigas, abelhas, elefantes, dentre tantos, tem suas rotinas exploradas, cientificamente, para permitirmo-nos a oportunidade de conhecê-los e compará-los ao homem. Mostram uma realidade bem diferente da nossa, por diversos aspectos, obviamente, mas que retrata uma realidade comportamental de fazer – nos sentir inveja.
As formigas, por exemplo, demonstram um comportamento muito singular. São muito cooperativas, organizadas, coletivas e pacientes. Parece gerir muito bem o tempo, apesar de acharmos e acreditarmos não terem essa noção, além de percebermos lideranças. Assim também são as abelhas.
Os leões só vão à caça de suas presas quando sentem fome. Matam somente para satisfazer a as suas necessidades, diferentemente do homem, que mata por prazer. Percebemos também que sempre se apresenta uma liderança e ela é respeitada, mesmo que seja imposta pela força. Mas será que podíamos esperar uma outra atitude de animais selvagens, não acham?
Os suricatos são animais extraordinários. Eles demonstram um incrível senso de coletividade, união e organização. Sempre fica um de sentinela, atento, à aproximação do predador. Qualquer sinal de aproximação, o líder sinaliza ao grupo, que deve evadir-se do local onde buscam alimentos. São exemplos, dentre tantos outros, que nos remetem a refletir sobre a postura do homem na sociedade.
O homem mata por prazer; nega um prato de comida até mesmo para quem faz parte do seu convívio; torna a convivência em grupo em algo extremamente desagradável; e ainda demonstra ser absolutamente egoísta e faz apologia a crença de que cada um deve se virar e resolver seus problemas.
Este é o homem criado por Deus e transformado pelo mundo. E olha que sempre buscamos inspiração em cenas do mundo animal, para reforçar opiniões sobre diversos aspectos, como treinamentos motivacionais, sobre liderança, persistência, sabedoria, visão, etc. Os animais estão, de fato, dando-nos uma aula de como se deve viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário