quarta-feira, 30 de abril de 2014

Qual a receita da felicidade em família?




Quando se fala em família, lembramos de harmonia, amor, união, paz, progresso e de tudo que se refere à felicidade de um novo ciclo que está diretamente relacionado a filhos.
Todo casal, ou melhor, quase a maioria, tem o sonho de constituir sua família, de dar continuidade, de estender a sua linhagem ao longo dos tempos. Nesse processo de continuidade aparecerão muitos obstáculos difíceis de serem derrubados, mas que, com perseverança, podem até servir de estímulo para muitas batalhas que surgirão pela vida.
Muitos defendem que quando se casa não se deve esperar por tempo bom para se colocar filhos no mundo; já muitos dizem que o planejamento é muito importante, pois se deve levar muita coisa em conta, como por exemplo, a educação. Entretanto, o lado financeiro é o que pesa mais na hora das decisões, pois vem sempre à lembrança de gastos com alimentação, saúde, educação, moradia, etc.
Sabemos que os filhos crescem e com eles também crescem as necessidades e as vontades, que muitas vezes não podem ser atendidas. Esse é o momento em que uma base familiar deve prevalecer; aquela do bom entendimento, compreensão, paciência e, acima de tudo, sapiência, quando inesperadamente, necessite-se contornar certas situações. Devemos sempre mostrar aos filhos a realidade, deixando-os cientes da situação vivida dentro do lar e estabelecendo sempre o respeito entre as partes.
Mas nem sempre é essa a receita do sucesso, principalmente quando o maior educador, O MUNDO, intervém na educação dos nossos filhos. Ele (o mundo) passa a ter um tempo maior ao lado deles, pois, quando ausentes de casa na maioria do tempo, são lhes oferecidas inúmeras oportunidades de se conhecer a vida de outra óptica, bem diferente da “caretice” dos pais. Aí é que mora o perigo.
O perigo se chama DROGAS. Esse é o grande vilão de uma história que quase nunca se acaba bem e que faz da família um grande perdedor, apesar de ser um inquestionável protagonista de sucesso, amor e esperança. As drogas chegam para aniquilar os lares, destruindo princípios e sonhos, sem piedade e compaixão, simplesmente pelo desejo de desestabilizar a instituição família.
Porém não podemos nos entregar. Que a família seja mais forte e soberana, e que o sentimento de amor seja o seu combustível nessa batalha da vida.
Viva à família!


Nenhum comentário:

Postar um comentário