domingo, 6 de abril de 2014

Política Brasileira e Seu Cardápio Variado

Política brasileira e seu cardápio variado

Prato típico da culinária italiana e que no Brasil tem até data comemorativa, a pizza passou a representar também o resultado dos escândalos políticos de nossa nação, pois tudo está terminando em pizza.
Sabemos que isso é coisa de paulista, já que se trata do maior consumidor de guloseima no país e um dos maiores detentores de escândalos da política nacional. Entretanto, temos que evitar injustiças e cobrar a inclusão de algumas culinárias regionais, já que escândalos políticos no Brasil são comuns e extensivos a diferentes regiões do país.
Por que não falar da tapioca, já que é tão apreciada no Maranhão? Desculpem-me os acreanos, mas não é hora de assumir responsabilidades alheias. E o acarajé baiano, que tantas vezes serviu de estímulo? Esqueci-me neste momento de algum prato típico das Alagoas, mas na necessidade, podemos consultar algum marajá de plantão. Nos pampas, não esqueçamo-nos do churrasco; já no Rio de janeiro, a saborosa feijoada.
 Isso é o que podemos chamar de cardápio variado.
E Brasília?
 Seria injusto esquecer o nosso maior cenário político: a capital política e administrativa de nosso país, que foi construída pelos candangos e que tem na estrutura física do congresso nacional, um dos seus símbolos de democracia, pratos. Isso mesmo, pratos.
 Será este o ‘sinal gastronômico’ que representa o grande encontro da culinária nacional, mas que infelizmente, por um deles estar emborcado, vem a simbolizar a fome do povo brasileiro?  Muitos acreditam nessa versão, mas ninguém assume a sua parcela de contribuição. Vai ver a culpa é do Oscar Niemeyer, que num ato de ingenuidade, idealizou também a seriedade dos nossos políticos.

Seria melhor que esquecêssemos a culinária e voltássemos para a seriedade na política, passando a construir um cenário sem escândalos, mas se caso venham a surgir, que terminem em justiça. O povo brasileiro já está cansado de saber que tudo termina em pizza e porque não dizer, em feijoada, tapioca, churrasco, acarajé, peixada e outras mais que esse grandioso país oferece através de seus representantes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário