domingo, 15 de dezembro de 2013

Viver em Fraternidade



Viver em Fraternidade


De: Carlos Delano Rebouças Pinheiro


Desde o princípio, defende-se que homem é um animal social e que precisa de interação, seja lá com quem for. Adão precisou de Eva, daí começou tudo na visão cristã; Noé fez o seu papel na construção da arca e na seleção das espécies; o mundo foi dividido entre povos e nações e a humanidade cresceu, contudo, sua evolução ainda é questionada.
O planeta possui bilhões de habitantes em diferentes continentes e com diferentes costumes e crenças. Independentemente das religiões existentes, que não vem ao caso neste momento, até mesmo para não levantar discussões, o senso de fraternidade pode ser percebido entre as pessoas, mesmo que não seja pregado com intensidade. Porém sentimos necessidade de uma expansão desse sentimento.
Quem jamais presenciou um acidente de trânsito e viu pessoas omissas e alheias a situação, e sem um mínimo de atitude em ajudar? Quem nunca se deparou com uma situação de fome vivida por uma pessoa e viu fecharem os olhos para o fato? Quem nunca viu um amigo ou até um parente sucumbir no amargo sentimento de desespero por está desempregado e não fazerem nada para ajudar, estando até mesmo em totais condições para isso? Estas são ilustrações que levam um ser humano, com um mínimo de sensibilidade, a questionar-se sobre o verdadeiro legado deixado pelo Criador.
Conheço várias pessoas que, por terem passado por situações difíceis na vida, com o desprezo de parentes e amigos, mudarem suas posturas e adotarem o lema da individualidade e do egoísmo, ou seja, tornaram-se pessoas amargas, frias e insensíveis, que não movem “uma palha” sequer para ajudar a ninguém. Essa adoção de postura só vem a contrariar ainda mais, desculpe-me os céticos pela repetição, o legado deixado pelo nosso Criador.
Temos que defender a bandeira da fraternidade e perpetuá-la seja onde for, pois não é porque passamos por uma situação adversa que devemos virar as costas para a humanidade.  Devemos sim, buscar conscientizá-la, pregando que o mundo é feito de amor e fraternidade, e que esse É O LEGADO DEIXADO PELO CRIADOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário