sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CRESCIMENTO NO PORTO DO PECÉM-CE


Movimentação do Pecém sobe 44%

A elevação ocorreu em todos os tipos de carga, com destaque para o granel líquido, com um aumento de 251%

A movimentação de mercadorias no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, já atingiu 5,7 milhões de toneladas no acumulado entre janeiro e novembro deste ano. O montante representa um incremento de 44% em relação ao total movimentado em igual período do ano passado. A informação é da Cearáportos, administradora do Porto do Pecém.

No acumulado do ano, já foram movimentadas 5,7 milhões de toneladas no Porto do Pecém, superando as estimativas da Cearáportos FOTO: KID JÚNIOR

A elevação ocorreu em todos os tipos de carga, com destaque para o granel líquido, que registrou um aumento de 251%, seguindo-se de granel sólido, com 29%; carga solta, com 26%; e contêineres, com 2%.

De acordo com a Cearáportos, as exportações contribuíram para o resultado, apresentando uma elevação de 53% sobre igual período de 2012. As importações também cresceram entre janeiro e novembro de 2013, registrando um avanço de 42%.

Na movimentação de mercadorias por sentido, a Cearáportos destaca que as exportações registraram 624 mil toneladas de combustíveis minerais e 155 mil toneladas de frutas.

Por sua vez, as importações somaram aproximadamente 1,8 milhões de toneladas de combustíveis minerais e 928 mil de produtos siderúrgicos.

Ranking
O porto cearense ficou na primeira colocação na exportação de frutas e na importação de produtos siderúrgicos e clínkers (cimento não pulverizado), no ranking elaborado pela Secex - Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento que analisa o desempenho de todos os portos brasileiros.

No acumulado do ano, as frutas registraram a movimentação de 86 mil toneladas de melão, 32 mil toneladas de manga, 14 mil toneladas de melancia e 11 mil toneladas de castanha de caju, com origem do Ceará (44%), Rio Grande do Norte (33%), Pernambuco (11%) e Bahia com 10%. Os principais destinos são a Holanda, com 38%, a Grã Bretanha com 24 e os Estados Unidos com 20%.

Estimativas
Ainda conforme a Cearáportos, aproximando-se das seis milhões de toneladas de mercadorias movimentadas neste ano, o Porto do Pecém ultrapassou todas as previsões para 2013, cuja meta prevista era de 4,5 milhões de toneladas.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário