terça-feira, 26 de novembro de 2013

RETROCESSO NA EDUCAÇÃO

Ministério da Educação divulga resultado comparativo das notas do ENEM deste ano, com as notas dos anos anteriores e chega a uma conclusão preocupante: Baixou o nível de rendimentos dos alunos, tanto dos alunos das escolas públicas quanto das particulares.
Diante dessa informação, volto-me aos fatos de meu cotidiano de professor, principalmente, na minha formação em língua portuguesa. Sempre buscando conscientizar meus alunos quanto à necessidade de escrever bem e adequadamente,  que permita obter êxito sempre nas diversas oportunidades de ser avaliado.
Essa avaliação a qual me refiro, caros leitores, são aquelas que nos confrontam no dia a dia, quer seja numa conversa informal, seja numa avaliação profissional ou seleção de emprego. Somos sempre observados pelo que falamos e escrevamos, e testados ao ponto de sermos rotulados em um mundo cada vez mais preconceituoso.
O fato é que a preocupação das escolas, principalmente aquelas de ensinos fundamental e médio, que representam ser a base para a formação de bons leitores e escritores, parecem não se preocupar com isso, muito pelo contrário, não estimulam a leitura, a produção textual, e o desenvolvimento da comunicação social. Preferem estimular seus discípulos a buscarem o conhecimento básico necessário, mecanizado, que permita ter acesso à formação superior, passando em vestibulares que muitas vezes não medem adequadamente o conhecimento, considerando exclusivamente a capacidade financeira de poder honrar os compromissos. Daí, saem para o mercado muitos profissionais mal formados, diplomados e, posteriormente, frustrados em não encontrar espaço no mercado como esperavam, pois existe uma forte concorrência para com aqueles que souberam ou puderam aproveitar a oportunidade de construir uma boa estrutura, desde a educação básica.
O povo brasileiro é mal educado, mal preparado e mal orientado. A educação deste país passa por um cruel retrocesso, acompanhando também todo um retrocesso vivido em diversos setores, principalmente na política. Precisamos acordar para estes detalhes importantíssimos e saber que precisamos caminhar na contramão dos interesses políticos deste país, que vibra com estes resultados, pois sabe (este país) que seus esforços em manter uma sociedade cada vez mais aculturada estão valendo a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário