domingo, 22 de setembro de 2013

MEIO AMBIENTE ATIVO

Projeto recicla papel e garrafas pets

Tauá. "Recicla Tauá" é o nome do projeto empreendido pela Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores e Moradores do bairro Bezerra e Sousa, na sede deste município. Eles atuam na reciclagem de papel e garrafas plásticas. A Associação foi escolhida como Unidade Piloto do Projeto Eco-cidadania, desenvolvido pela Universidade Patativa do Assaré, sediada em Juazeiro do Norte.

A sede da Associação foi transformada em uma oficina de produção de fios de garrafa pet. Estão sendo fabricadas vassouras, cestos, redes para alambrados e traves de campo de futebol, papel machê, dentre outros objetosFOTO: SILVÃNIA CLAUDINO
A Prefeitura Municipal de Tauá e o Projeto Mata Branca são parceiros no projeto da comunidade. A Superintendência Municipal do Meio Ambiente de Tauá (Supermata) faz o acompanhamento da Associação na empreitada. Os recursos são na ordem de R$ 46 mil e foram adquiridas cinco máquinas artesanais. 20 pessoas da comunidade foram capacitadas e estão participando do projeto.

Com o projeto, a sede da Associação foi transformada em uma oficina de produção de fios de garrafa pet. Já estão sendo fabricadas vassouras, cestos, redes para alambrados e traves de campo de futebol, papel machê, dentre outros utensílios e objetos. Juntos, os moradores buscam gerar renda e contribuir com o meio ambiente. O projeto ainda é novo, mas o sonho é antigo, segundo o presidente da Associação, Manoel Marrocos.

"A implantação deste projeto é a realização de um sonho aqui da comunidade, Sempre busquei junto aos órgãos porque temos o desejo de implantar projetos dessa natureza para colaborar com o meio ambiente e gerar renda para as famílias", destaca Marrocos.

Produção
Segundo ele, a primeira etapa foi vencida, que foi a capacitação, onde 20 membros da Associação obtiveram conhecimentos acerca da reciclagem das garrafas e produção dos objetos. "O aprendizado foi rápido, pois em cinco dias de curso eles já aprenderam a produzir, a trabalhar nas máquinas e já sabem muita coisa sobre a produção", acrescenta o presidente.

Marrocos comenta que há dois grandes desafios iniciais para a comunidade enfrentar e seguir em frente com a produção. Um é a construção de um galpão ao lado da Associação, cuja sede ficou apertada com a implantação do projeto. Maquinários e produção agora ficaram juntos com a estrutura já existente no local. Outro desafio é a comercialização dos produtos. "Sabemos dos desafios, mas o trabalho já foi iniciado com êxito e temos certeza que com o empenho da comunidade e ajuda dos órgãos logo estaremos com uma grande produção e comercialização aqui na cidade", afirma. Para o presidente da Supermata, Rogaciano Oliveira, a experiência é inédita no município e uma das primeiras no Estado. O objetivo, segundo ele, é que seja ampliada para outros bairros da cidade.

Interesse
"A nossa proposta é que a partir deste projeto piloto nesse bairro, a experiência seja levada para outros bairros e assim estaremos atuando na preservação ambiental, ao tempo em que geramos renda para as famílias, especialmente nos bairros mais carentes", destaca Oliveira.

Oliveira relata ainda que a Associação do bairro Bezerra e Sousa sempre demonstrou interesse pelas questões ambientais e projetos de reciclagem. Daí, o destino do projeto para a comunidade como experiência piloto.

"Ano passado aconteceu aqui em Tauá um evento chamado Ecocidades e a Associação participou das palestras e oficinas sobre o assunto. Alguns membros foram capacitados nesse período, então tendo um pouco de conhecimento por parte deles ficou mais fácil trabalhar o projeto na comunidade", informa. Além da aquisição do galpão, acredita que um passo importante é a expansão do projeto na região.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário