quinta-feira, 2 de maio de 2013

PARALISAÇÃO DA AMPLIAÇÃO DO PORTO DO PECÉM-CE


As obras de ampliação do terminal do Pecém atrasaram por causa de erros no estudo de impacto ambiental da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra). Em nota, a secretaria informa que o Governo do Estado do Ceará tomou providências para sanar problemas em relação ao estudo.
A continuidade das obras de ampliação do terminal de múltiplo uso do porto do Pecém (Tmut) depende de licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas, para liberar a licença, o Ibama precisa aprovar o estudo de impacto ambiental da Seinfra.

O primeiro relatório ambiental não foi aprovado pelo Ibama por conter informações desatualizadas. Sobre o ocorrido, a secretaria informou que contratou uma assessoria especializada para formatar estudos complementares e que já enviou os dados consolidados ao instituto.

Quais os problemas no relatório

Segundo matéria publicada nesta quinta-feira, 2, pelo jornal Valor Econômico, a lista de problemas do estudo de impacto ambiental da Seinfra “é grande” . A matéria destaca que informações de outros relatórios foram “simplesmente sacadas” sem fazer menção à fonte dos levantamentos.

O Valor Econômico teve acesso ao parecer que analistas do Ibama concluíram no dia 12 de março, referente a ampliação do terminal do Pecém, e publicou os erros no estudo cometidos pela empresa contratada pela Seinfra, a Proema Projetos de Engenharia Econômica e Meio Ambiente.

De acordo com o jornal, há dados extraídos do estudo de impacto ambiental do complexo de Pecém realizado, em 2009, e informações copiadas do relatório de controle ambiental do terminal de gás natural de Pecém, feito em 2007.


Fonte: Opovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário