domingo, 21 de abril de 2013

GRAVIDEZ INDESEJADA: PROBLEMAS E DESAFIOS



GRAVIDEZ INDESEJADA: PROBLEMAS E DESAFIOS

Autor: Carlos Delano Rebouças Pinheiro

Sempre que ouvimos falar em uma gravidez indesejada, relacionamos a descuidos cometidos por adolescentes que, por inexperiência (justificativa mais usada para amenizar os possíveis sofrimentos), iniciaram um caminho prematuro de responsabilidades, que até pouco tempo foi vivido por muitos de seus pais.
Mas as coisas nem sempre são assim. Uma gravidez indesejada nem sempre acontece aos quinze, dezesseis ou dezessete anos de idade, ou seja, acontece muitas vezes numa maioridade despreparada de responsabilidade, experiência, determinação e sonhos, isso mesmo, o sonho de construir um futuro melhor.
Não quero que me interpretem mal - que conceber uma vida trata-se de um atraso pessoal – quero sim que enxerguem que tudo em nossas vidas tem que obedecer a etapas e não podemos antecipá-las. Devemos viver cada etapa de nossas vidas, pois são momentos que não voltam mais e que nem ficaram nas lembranças, por não terem sido vividos. A juventude é uma curta etapa de nossa vida e deve ser bem aproveitada. É nela que construímos uma base de sustentação para uma fase adulta mais tranquila.
Uma gravidez indesejada já diz tudo pela sua definição. Diz que de alguma forma trará limitações, frustrações e intolerância. Todavia, posso dizer também que nem sempre é assim.
Acontece que em muitos casos uma gravidez deixa de ser indesejada e passa a ser o PONTA PÉ, não o do bebê na barriga da mamãe, e sim o inicial de uma vida harmoniosa e regada de responsabilidade, sonho e realizações. Quem não conhece algum caso de um jovem pai que deixou uma vida de irresponsabilidades devido ao nascimento de um inigualável sentimento paterno dentro do seu coração?
São essas mudanças que pais, parentes, responsáveis, amigos e fofoqueiros de plantão têm que esperar que aconteça em suas vidas e não contaminar um ambiente tão favorável para isso, muitas vezes com seus próprios fracassos e frustrações, com colocações que não contribuem para nada na formação de uma nova família.
Sejamos sensatos. Sabemos que nada disso é fácil de lidar, principalmente para os pais, muitas vezes os mais cobrados e responsabilizados. Contudo, fatos como este estão deixando, infelizmente, de ser exceção e devemos acordar para a sua dimensão. Devemos tomar atitudes certas, em conjunto e bastante pensadas, para não se dar passos errados que venham a prejudicar uma vida inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário