domingo, 21 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DO SMS



SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

A crescente conscientização global de que é necessária a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável - que promova o crescimento econômico sem exaurir os recursos naturais ou contribuir para a destruição do planeta através da poluição e outras formas de agressão ao meio ambiente - elevou de maneira significativa o investimento das empresas ligadas ao setor de petróleo e gás na pesquisa de novas fontes de energia.
Para a Petrobras, por exemplo, o compromisso com o meio ambiente vai além de produzir, refinar e distribuir petróleo dentro de rigorosos padrões de segurança. Como definido em seu Plano Estratégico, a empresa quer também a excelência e a liderança na área ambiental, o que a tem levado a considerar cada vez mais, em suas operações, a ecoeficiência.
Ecoeficiência significa produzir mais com o menor impacto possível ao meio ambiente. Na Petrobras isso se traduz num esforço continuado para compatibilizar o aumento da produção com a utilização cada vez mais racional de insumos naturais, como água e energia, e a menor geração possível de efluentes, resíduos e emissões em todas as suas unidades.
Também são requisitos da ecoeficiência: desenvolver e disseminar o uso de energias renováveis - como a eólica, a solar e a de biomassa - e criar instrumentos de proteção à biodiversidade. Ambos vêm merecendo atenção crescente da Petrobras, em consonância com seu compromisso estratégico com a responsabilidade ambiental.

Um comentário: