segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BARREIRA QUE NÃO CAI

Amigos,

Trabalho com qualificação profissional  tanto para adultos quanto para jovens e ainda não consigo entender a razão de muitas empresas persistirem em exigir experiência profissional como requisito para contratação.
Em uma das atividades que atuo, que é a do programa jovem aprendiz, na qualificação e formação de jovens para o mercado, o jovem amparado por uma lei adentra o mercado de trabalho, ganha qualificação e molda-se na empresa onde pratica, para que depois de dois anos, no máximo, possa ser absorvido como trabalhador. Muitos dos meus jovens conseguem isso antes mesmos desse tempo e se tornam grandes profissionais, até mesmo ocupando rapidamente cargos de gestão.

Diante disso, tiro o chapéu para os gestores que têm essa visão e que acreditam no potencial das pessoas, não se resumindo a tempo de carteira assinada na função. Experiência, para esse humilde professor e profissional em qualificação, é reunir qualidades e habilidades ímpares, como: pontualidade, assiduidade, proatividade, vontade de aprender e crescer, conhecimento mesmo que teórico, honestidade e craitividade, dentre outras.

Todo mundo precisa de uma oportunidade para poder adquirir experiência, e se não for dada a primeira chance, como o mercado irá se reformular?

Sejamos mais humanos e menos criteriosos, em exigir essa tão rotulada experiência; sejamos mais fraternos e propensos a ajudar; sejamos mais profissionais em reconhecer quando alguém tem algo a oferecer, muito mais do que alguns anos no desempenho de uma atividade, muitas vezes mal desenvolvidadas e construídas sob um alicerce de incompetência.

Um forte abraço em todos aqueles que dão oportunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário