sexta-feira, 6 de julho de 2012

VAZAMENTO DE ÓLEO NO CEARÁ


O óleocombustível que vazou do navio mercante Seawind, no dia 27 de junho, já alcançou o litoral de São Gonçalo do Amarante, 60 KM de Fortaleza. Informaram, nesta quinta-feira, 5, a Capitania dos Portos do Ceará e a Companhia Docas do Ceará. 

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a mancha foi vista a cerca de 5 km afastado da costa, ao largo de São Gonçalo do Amarante, seguindo em direção ao mar aberto. A observação aérea estima que o volume chegue a 67 litros de óleo.

O combustível do navio também já apresentou vestígios no espigão da Praia do Arpoador, no Bairro do Pirambu. O local já recebeu limpezas do Centro de Defesa Ambiental (CDA). 

O Instituto faz vistorias no mar, nas praias e também por helicóptero, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace). 

Vazamento
Segundo a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e a Companhia Docas do Ceará (CDC), que acompanham o caso, o vazamento de óleo já foi interrompido na terça-feira, 3. 

Entenda o caso
O navio Seawind estava ancorado há um ano em área do Porto do Mucuripe em Fortaleza, por questões trabalhistas. No dia 27 de junho, a água começou a entrar na casa de máquinas pela válvula de fundo do navio. A embarcação submergiu no dia seguinte. O navio carregava quatro mil toneladas de granito, 70 toneladas de óleo bunker tipo IFO 100 em seus tanques e cerca de cinco toneladas de óleo em outras instalações do navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário