sexta-feira, 6 de julho de 2012

NOVO PRAZO PARA AÇUDE

O Comitê de Apoio aos Produtores do Lago Fronteiras está satisfeito com a definição do Dnocs
Crateús O Dnocs fixa novo prazo para o início das obras de construção do Açude Fronteiras, neste Município. Segundo o órgão, serão iniciadas em setembro deste ano. A informação foi enviada, por meio de ofício, ao Comitê de Apoio aos Produtores do Lago Fronteiras, respondendo solicitação encaminhada no início de junho. Na ocasião, em reunião no próprio órgão, o Comitê pediu a implantação do projeto em curto prazo e contou com o apoio de autoridades municipais locais, inclusive da Prefeito Municipal.

Ainda na resposta do Dnocs ao Comitê, assuntos pontuais referentes à obra, que se encontra em atraso. A previsão é que iniciaria no final de 2010, com prazo de conclusão estimado em três anos. Depois, em março de 2011. E por último, em dezembro do mesmo ano. Porém, o processo licitatório ainda nem aconteceu. Ocorrem apenas as ações preparatórias para a obra.

Problemas nas desapropriações e ajustes na qualificação das empresas seriam os motivos do atraso da construção. Quando concluído, o Fronteiras proporcionará a redenção hídrica desta região, uma das mais secas do Estado.

Sobre as indenizações, outro ponto solicitado pelo Comitê, o Dnocs respondeu que devido ao grande número de atingidos pela desapropriação das áreas necessárias à construção do Fronteiras, o referido processo está em fase final de cadastro.

"Os setores responsáveis aguardam a sua conclusão para elaboração de edital para chamamento dos expropriados, sendo que somente após essa providência poderá ter início o pagamento das indenizações devidas a cada um dos proprietários cadastrados", diz, em trecho do ofício, assinado pelo supervisor das obras de construção da barragem, engenheiro Augusto Fausto Alencar.

Para Edina Rodrigues, presidente do Comitê, a resposta atendeu às expectativas da população local. Um engenheiro do órgão, inclusive, já manteve contato com a presidente acerca da instalação de escritório na cidade para o início dos procedimentos das desapropriações e posterior pagamento das primeiras indenizações.

"Estamos animados com a resposta do Dnocs e os contatos para instalação do escritório. Também otimistas com relação ao início da obra no mês de setembro", analisa a presidente.

A Barragem Fronteiras, situada no Rio Poti, objetiva controlar enchentes, e reforçar o abastecimento de água da sede de Crateús e irrigação, beneficiando cerca de 120 mil pessoas. Em volume, é o sexto maior do Ceará. Integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com valor de R$ 300 milhões.

Mais informações:
Dnocs: (85)3288.5100
Secretaria de Agricultura de Crateús: (88) 3691.2127
Comitê de apoio aos Produtores: (88) 9418.7589

Nenhum comentário:

Postar um comentário