quinta-feira, 26 de julho de 2012

BIOGRAFIA DE BATISTA DE LIMA

Conheça um pouco da biografia de Batista de Lima, que foi meu professor na Universidade Estadual do Ceará, na disciplina de Literatura Cearense.

É sobrinho do saudoso professor Joaquim Batista de Lima, esposo da Senhora Nair, donos do colégio Educandário Casimiro de Abreu, que hoje não mais existe, na Barra do Ceará, mas ainda existindo na Avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona.

Foi nesta escola que ele começou a sua linda carreira como educador e onde pude dar meus primeiros passos como estudante.




BATISTA DE LIMA, nascido em Lavras da Mangabeira (1949), embora pertença ao “grupo” da revista O Saco, pois seu primeiro livro, de poemas, é de 1977, passou a divulgar seus contos mais recentemente: O Pescador da Tabocal saiu em 1997 e Janeiro é Um Mês Que Não Sossega, em 2002. Seminarista no Crato, formou-se em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especializou-se em Teoria da Linguagem na Universidade de Fortaleza, onde exerceu a chefia do Departamento de Letras e a diretoria do Centro de Ciências Humanas. Cursou o mestrado em Literatura na Universidade Federal do Ceará. Iniciou-se como professor de Português em colégios de Fortaleza. Na vida literária deu os primeiros passos no Clube dos Poetas Cearenses. Mais tarde participou ativamente dos grupos Siriará, Arsenal, Catolé e Plural. De poesia publicou os livros Miranças (1977), Os Viventes da Serra Negra (1981), Engenho(1984) e Janeiro da Encarnação (1995). Na área do ensaio literário deu a lume, em 1993, Os Vazios Repletos e Moreira CamposA Escritura da Ordem e da Desordem, e, em 2000, O Fio e a Meada – Ensaios de Literatura Cearense. Membro da Academia Cearense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário