segunda-feira, 25 de junho de 2012

DIA '' D '' DA PREMIUM II

Petrobras divulga Plano de Negócios que pode postergar a refinaria do CE, enquanto Fiec e CIC puxam mobilizaçãoEstá prevista para hoje a apresentação do Plano de Negócios e Gestão da Petrobras referente ao quadriênio 2012-2016. A divulgação para os investidores, analistas e formadores de opinião acontecerá na sede da empresa e contará com a presença da presidente, Graça Foster, e de todos os diretores. Ainda nesta segunda-feira, às 18 horas, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Centro Industrial do Ceará (CIC) realizam manifesto em prol da manutenção do projeto e cronograma da refinaria no Estado. As obras da Refinaria Premium II estavam previstas para começar no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) em 2013. Entretanto, conforme a matéria "Plano de Negócios pode cortar refinarias", publicada no último dia 14, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste, projetos de refino ainda no começo estariam ameaçados. O movimento, que será realizado na Casa da Indústria, sede do Sistema Fiec, terá o apoio do deputado federal Danilo Forte (PMDB) e a participação do também deputado federal Antônio Balhmann (PSB).

De acordo com Balhmann, a proposta da manifestação é fazer com que os processos e decisões sejam tomados com mais rapidez. "É uma aclamação da sociedade, já que hoje a refinaria depende de um parecer da Funai. Nós consideramos a refinaria um projeto irreversível. Muito especialmente porque essa macrolocalização é estratégica para o País", afirma.

Prejuízos
O deputado ressalta ainda os prejuízos com o adiamento da refinaria. "Quanto mais você protela um investimento dessa ordem, é mais tempo perdido para que gere empregos e renda", diz.

Para Forte, o evento é um espaço em que a sociedade precisa se manifestar. "Esse é um momento crítico. É a implantação do mais importante equipamento do ponto de vista industrial. É um projeto que o Ceará já vem discutindo e se preparando há mais de 30 anos e se mobilizando tecnicamente. É um equipamento que, por si só, tem condição de triplicar toda a riqueza gerada no Ceará", completou ele, destacando a geração de 90 mil empregos com a refinaria.

Reajuste pode dar ânimo às ações
São Paulo Punidas pelo mercado ao longo do ano, as ações da Petrobras podem ter agora chance de recuperação após o anúncio, na última sexta-feira, de reajuste de 7,83% da gasolina a partir de hoje nas refinarias, segundo analistas.

Na semana passada, só os rumores de que a Petrobras deveria reajustar os combustíveis levaram a uma recuperação de 5,4% nas ações PN (preferenciais, sem voto) e de 5,3% nas ON (ordinárias, com voto). No mesmo período, o Ibovespa teve baixa de 1,2%. A dúvida é se as ações da estatal já subiram o suficiente e ainda terão condições de avançar devido ao reajuste.

Para Adriano Pires, do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), o reajuste comunicado ainda não resolve o problema de caixa da estatal. Pires acredita que o preço da gasolina nas refinarias deveria subir mais e que as ações da estatal podem recuar a partir de hoje. Em 12 meses, os papéis PN da Petrobras têm desvalorização de 12,3% - acima do recuo de 9,4% do Ibovespa no período. Após intensas negociações com o governo, a Petrobras conseguiu o aval da presidente Dilma Rousseff para reajustar o preço dos combustíveis.

Sem alta ao consumidor
Para evitar que a alta chegue ao consumidor, o governo preferiu zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), um tributo que incide sobre os combustíveis, compensando o aumento da gasolina. É a 1ª vez que o governo zera a Cide. O tributo tinha valor fixo de R$ 0,091 por litro da gasolina. Para que não houvesse repasse ao consumidor, a Cide teria que ser zerada caso a gasolina subisse até cerca de 8%, e o diesel, até 4%. Além da gasolina, o óleo diesel também vai subir 3,94% nas refinarias. Para o assessor do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), Antônio José, "pelas declarações do governo, não terá aumento". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário