sexta-feira, 18 de maio de 2012

REALISMO


um pouco de história da arte

Realismo
Realismo foi o nome dado ao movimento artístico surgido na Europa, especialmente na França, que, da segunda metade do século XIX até o começo do século XX, ocupou lugar de destaque no panorama artístico europeu. O ideário realista foi elaborado apoiado no pragmatismo burguês e no seu cientificismo. Sistema artístico que visava à representação exata e objetiva da realidade, o Realismo escolhia os seus temas sem barreiras morais ou psicológicas, envolvidos pelos problemas existenciais da época. Inclinando-se para a representação fiel de temas e de personagens, o Realismo trouxe forte detalhismo artístico que, aliado a uma descrição impessoal, tornava o objeto retratado vivo e concreto, muito distante das idealizações do Romantismo Nunca a sociedade burguesa fora exposta de forma tão crua, com seus anseios e fraquezas. Na literatura brasileira, o Realismo chegou a ter grande importância. Seu precursor e mais celebrado adepto, Machado de Assis (1839-1908), obteve rápida notoriedade, mantida até os dias atuais.

>>Definição do iDicionário Aulete: 
realismo1 (re:a.lis.mo)
sm.
  1  Condição ou característica do que é real, do que tem existência de fato. [ Antôn.: irrealismo.]
  2  Condição do que imita bem a realidade; essa imitação: Era um filme de grande realismo.
  3  Atitude de quem vê e avalia objetivamente a realidade, sem idealizá-la: Devemos encarar o futuro com realismo.
  4  Art.pl. Liter.  Teoria estética do fim do séc. XIX, contrária ao romantismo, segundo a qual a realidade deve ser representada de maneira objetiva e não idealizada, mostrando-se a vida cotidiana e seus personagens como eles são de fato.
  5  Fil.  Doutrina segundo a qual a existência do ser é independente da cognição humana. [P.opos. a idealismo.]

 [F.: real1 + -ismo.]

Realismo mágico  
1
   Liter.  Gênero literário cuja narrativa, a partir da realidade, desenvolve-se para o irreal, o surreal, o onírico etc. 
Realismo socialista  
1   Art.pl. Liter.  Doutrina ou conceito adotado oficialmente pelo Partido Comunista e pelo governo da antiga União Soviética, segundo os quais as artes devem visar à consolidação dos princípios e métodos da revolução socialista, ao enaltecer esta e seus heróis, e ao criticar outros regimes, esp.o capitalismo e o imperialismo e sua arte, considerada ' burguesa' e ' decadente'.  

realismo2 (re.a.lis.mo)

sm.
  1  Sistema político que tem um rei como governante
  2  Fidelidade ao sistema político monárquico, aos seus princípios; MONARQUISMO

 [F.: real2 + -ismo.]
___

Nenhum comentário:

Postar um comentário