sábado, 24 de março de 2012


A metodologia 5S

Em busca de sistemas de gerenciamento cada vez mais produtivos, com foco na redução dos desperdícios e incremento da capacitação técnica das pessoas, as empresas têm investido nos mais diversos programas de qualidade total. Uma das maiores dificuldades para a implantação efetiva de qualquer um desses modelos é a mudança de cultura em todos os níveis hierárquicos, ponto fundamental para a busca da excelência.
 No Brasil, uma metodologia que vem sendo aplicada com o objetivo de alavancar a mudança comportamental das pessoas é o 5S. Trata-se de uma metodologia japonesa, baseada em cinco atividades sequenciais e cíclicas, que impulsionam a participação das pessoas , possibilitando o surgimento de um ambiente propício à implantação de outros sistemas para incremento da qualidade e produtividade.
O 5S é uma prática desenvolvida no Japão a partir da década de 50, na qual os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. A denominação 5S se deve às atividades que constituem o conceito dessa metodologia e , quando nomeadas em japonês, iniciam com a letra S.
Apesar de fundamentalmente japonesa, a essência do 5S está presente em qualquer população, nação, família ou pessoa que pratique bons hábitos: Organização, Limpeza, Ordem, Segurança, Higiene e Disciplina.
 A proposta implícita neste trabalho é que não se deve restringir o significado do 5S a compreensão resultante da simples tradução dos ideogramas japoneses.  Cada organização deverá fazer as adaptações necessárias ao seu próprio contexto.
Em algumas empresas, os 5S foram denominados Sensos não só para manter o nome da metodologia, mas porque refletem a ideia de mudança comportamental. Em geral, adotou-se como as atividades de Organização, Ordem, Limpeza, Padronização/Higiene e Disciplina .

O significado de cada S

1° S - Organização - Cada pessoa deve saber classificar o material necessário e desnecessário de seu ambiente de trabalho. Os objetivos principais desta atividade são: Redução do espaço necessário, facilitar a organização, evitar compras em duplicidade, reduzir custos de armazenamento e transportes.

2º S - Ordenação - Esta etapa se desenvolve por meio da definição de quantidade necessária, local de armazenamento, controle visual. Cada coisa no seu lugar, na quantidade certa e de fácil acesso.
3° S - Limpeza - A importância de um ambiente limpo, seguro e participativo. Foco na eliminação das fontes de sujeira ou qualquer outra inconveniência que possa dificultar a realização das atividades.
4º S - Padronização/Higiene - Padronizar a maneira de agir das pessoas, transformar os padrões individuais de segurança, asseio, imagem em padrões coletivos.
5° S - Disciplina - É o cumprimento às normas estabelecidas, a busca constante da melhoria, a educação do ser humano. Entre os passos anteriormente apresentados, a disciplina é a chave para o sucesso do 5S.

Essa metodologia de trabalho pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, independente de seu porte, segmento, produtos, tempo de existência, pois o conceito do 5S, além de ser muito simples, muda a percepção das pessoas em relação ao significado do trabalho e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário