segunda-feira, 19 de março de 2012

Bom dia, amigos!

Conversando uma vez com um amigo sobre oportunidades no mercado de trabalho, no decorrer do bate-papo, ouvi dele o seguinte desabafo: 

''Gostaria que meus três filhos tivessem estudado, para não estarem sofrendo hoje, pois fiz tudo por eles e não me deram gosto''.

Diante de suas palavras, fiz-lhe uma pergunta:

 '' Para o senhor, o que quer dizer fazer tudo? ''

Ele respondeu:

 '' Coloquei na escola, dava dinheiro para o transporte e lanche, comprava o material escolar, fardamento e outras coisas. ''

Diante de suas explicações, expus meu ponto de vista, que foi contrário ao que pensava ter feito tudo.
Perguntei quantas vezes chegou para os filhos, perguntando como foi seu dia; quais as atividades realizadas na escola; quantas vezes pediu para ver seus boletins; se alguma vez compareceu a uma reunião de pais e mestres; e por fim, se participava do processo de educação e formação dos filhos.

Diante de minhas colocações, ficou perplexo e olhando em meus olhos, disse: 

'' Nunca fiz nada disso e sempre achei que fazia tudo pelos meus filhos. ''

A educação não é somente de responsabilidade da escola, é muito mais  da família e da sociedade. Devemos ser participativos, estando presentes sempre, dando o apoio necessário para a sua construção. 

Abraço do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário